Curso de Arquitetura em Container – Online (ao vivo pela internet)
Introdução
A “arquitetura nômade” nunca esteve tão em voga quanto neste momento, não por que seja uma corrente da moda, mas por que a sociedade em transformação pede soluções que acompanhem a dinâmica da vida contemporânea, estamos fazendo mais viagens do que nunca , uma tendência que acontece não só no Brasil, mas no mundo. O trabalho está migrando para o online. Os deslocamentos de moradia são também cada vez mais presentes, conforme veremos no Curso de Arquitetura em Container.
O planeta pede soluções construtivas que não só reduzam drasticamente o desperdício de materiais e recursos, como possibilitem deslocamentos de “imóveis” evitando as demolições, que são os maiores responsáveis na manutenção da indústria da construção civil como a grande consumidora de recursos naturais do país, em torno de 75% dos recursos. Estima-se ainda que de 35 a 40% de todo o resíduo produzido pela atividade humana advenha do setor, chegando a 500 quilos de entulho gerados por habitante anualmente.
Uma grande mudança é necessária, e como agentes atuantes da construção civil, somos protagonistas dela.
A arquitetura em container é uma das diversas alternativas construtivas que pontuam neste momento como suporte à arquitetura nômade. Possibilitando a mudança do status quo de bem imóvel para bem móvel.
Há uma especificidade do container que o torna potencialmente o sistema construtivo universal, devido a sua onipresença, podendo ser utilizado em diversas partes do mundo, basicamente em qualquer lugar que naturalmente já chegue um container de carga. Portanto, dominar a transformação de um container de carga em uma habitação adequada às necessidades humanas é ter o potencial de se construir em qualquer parte do mundo.
A arquitetura em container não se restringe à uma área de aplicação, pelo contrário, apresenta uma enorme versatilidade, podendo ser utilizada em residências unifamiliares, habitações coletivas, hotéis e pousadas. Em usos comerciais apresenta uma ótima alternativa, visto que possibilita a instalação rápida em terrenos locados, proporcionando uma vantagem de versatilidade e economia insuperável frente a outros sistemas.
Partindo para usos mais específicos há uma tendência em utilizar containers em eventos mais ou menos temporários, de stands de vendas a suporte de food parks, passando por cafés, pontos de venda itinerantes, quiosques de praia, entre outras inúmeras aplicações.
Por ser um sistema que possibilita o “plug and play” ou seja, instalação ágil e uso quase que imediato é indicado também para pequenas ampliações em locais que não permitem grandes transtornos dada a impossibilidade de reduzir ou parar as atividades correntes, como escolas, escritórios, instalações institucionais, fabricas, entre outros.
Pelos motivos citados e outros mais, a arquitetura em container se mostra como uma área promissora dentro do universo da construção, apresentando valor aos clientes.
A arquitetura habitualmente está fundamentada em conceitos como estaticidade, segurança e estabilidade. As mais novas demandas da sociedade solicitam uma arquitetura mais dinâmica, compacta, efêmera e otimizada, como veremos no Curso de Arquitetura em Container.
A arquitetura modular em container tem custos reduzidos, e o prazo de execução da obra pode diminuir, em determinados casos, em até 50% quando comparado a outros métodos e sistemas de construção convencionais.
É uma arquitetura amistosa ao meio ambiente e contribui través da recuperação de componentes industriais da natureza, reciclando materiais etc.
O Curso de Arquitetura em Container, inclui em sua programação uma edição do tradicional Programa de Visita Técnicas Guiadas, Arquitetura in Loco*, promovido com exclusividade ela AEA Educação Continuada, com acompanhamento especializado.
Por meio de um workshop, o Curso de Arquitetura em Container conta com uma dinâmica que visa estimular a criatividade e capacidade de inovação.
O Curso de Arquitetura em Container representa oportunidade singular de entender, conhecer e experimentar as inúmeras possibilidades de aplicação desta modalidade da arquitetura, com aplicação em residências, comerciais e corporativas, consultórios, ateliers para artistas, estúdios para arquitetos e designers, lojas, cafés, bares, centros de convivência, postos de atendimento ao público, estandes para participação em feiras e exposições, espaços para ações institucionais e/ou promocionais e para realização de campanhas, ações e iniciativas, públicas ou privadas, e muito mais.
Diferenciado e pioneiro, relevante e atual, o conceito de arquitetura modular, efêmera e temporária, mas também de uso permanente, objeto do Curso de Arquitetura em Containers, se trata de uma importante oportunidade entrar neste nicho de mercado, com grade potencial de crescimento, ampliando assim o leque de atuação profissional.
BOX ST R. JOAQUIM TAVORA - HAA
Prairie-Logic-el-dorado
PV14-House-M-Gooden-Design
Os containers também exigem muito menos mão-de-obra, custos e trabalhos na fundação do que outros tipos de construções, e se encaixam perfeitamente como uma alternativa construtiva, benéfica ao homem e à natureza, aliados a uma arquitetura moderna e criativa.
No Curso de Arquitetura de Container você conhecerá a variedade de intervenções que podem ser feitas e representam importantes aspectos para escolha, que justificam, por exemplo, morar numa Casa Container Sustentável.
Reutilização de materiais para estrutura da casa
Containers marítimos em desuso
Além de aproveitar material nobre descartado, o uso de container gera economia de recursos naturais que não foram utilizados para a estrutura da casa, como areia, tijolo, cimento, água, ferro etc. Isso significa uma obra mais limpa, com redução de entulho e de outros materiais.
Respeito ao perfil do terreno
Impermeabilização
Máxima de 15% do terreno preserva o solo e lençol freático. Ao respeitar ao máximo o relevo natural do terreno, evitam-se interferências no solo e no lençol freático, pois mais de 85% do terreno fica permeável, contribuindo para absorção da água das chuvas.
Economia na fundação e redução no uso de materiais
O peso leve da estrutura metálica possibilitou o uso de sapatas isoladas, pequenas e rasas, e sem uso de armação ou ferragens.
Reaproveitamento de peças metálicas
Garimpadas em ferro velho, tais como vigas e perfis.
Preservação das árvores no terreno e projeto paisagístico
Ajuda no sombreamento da construção e amenizar o calor excessivo.
Reuso de água da chuva
Pode ser captada pelo telhado, armazenada e filtrada em reservatório próprio, para uso na irrigação do jardim, limpeza externa, lavagem de carro e máquina de lavar roupa.
Ventilação cruzada nos ambientes
Quando utilizadas janelas e aberturas para evitar o uso de ar condicionado, um dos grandes consumidores de energia elétrica.
Telhado verde
Parte da cobertura pode ter vegetação para auxiliar no isolamento térmico do container.
Telhas térmicas tipo sanduíche de poliuretano
Permite melhor desempenho térmico da casa; na cor branca para refletir os raios solares e contribuir para a diminuição de temperatura do microclima local.
Eficiência energética
Uso de iluminação em Leds e fluorescente
Vasos sanitários com botoeira dupla para economia de água
Torneiras que evitam desperdício
Com limitadores de fluxo e de temperatura da água, que evitam o desperdício em até 50%.
Paredes e forros em drywall
Contribuirão para menor quantidade de entulho na obra, uso de materiais recicláveis, e melhor desempenho termo acústico.
Uso de lã de PET
Isolante térmico feito à base de garrafas PET.
Sistema misto de aquecimento solar, de tubo de vidro a vácuo + sistema elétrico de compensação
Monitora a temperatura da água e quando necessário utiliza energia elétrica.
Uso de salamandra para aquecimento do pavimento inferior
Aproveitamento do duto da chaminé para aquecer o dormitório superior.
Pintura ecológica
Tintas à base de água, sem cheiro, com baixa taxa de COV - Compostos Orgânicos Voláteis.
O que você vai aprender
O participante do curso irá descobrir as potencialidades e oportunidades de produção de arquitetura em containers, e irá aprender a projetar e construir dentro da lógica deste sistema.
Conhecer as principais aplicações da arquitetura modular;
Desenvolver projetos de arquitetura modular;
Identificar demandas de mercado em arquitetura modular.
Como irá se beneficiar
Ao final do curso o participante estará apto à adquirir containers adequados para uso em arquitetura, relacionar às melhores práticas de adequação de containers para o uso em arquitetura no mundo, e terá ferramentas para desenvolver projetos em nível técnico, assim como a gestão da fabricação e instalação da edificação em container.
Irá conhecer a versatilidade de aplicações do sistema nos diversos usos, de residenciais à comércios até instalações itinerantes.
O participante desenvolverá noções de como otimizar a produção arquitetônica, transformando-a em um produto de fábrica e não apenas como prestação de serviço e aprenderá dicas e formas de como projetar em container;
Ampliará o seu campo de atuação profissional, em um nicho de mercado diferenciado, com alto potencial de demanda.
Público alvo
Indicado aos arquitetos, engenheiros, empreendedores, estudantes, profissionais que trabalham na área da construção civil e profissionais interessados no tema. Necessários conhecimentos básicos na área da construção e projeto.
Duração
20 horas
- Introdução
- Universalidade e abrangência da temática
- Multiplicidade de usos e aplicações
- Programação do curso
- Containers:
- Breve história
- Processo de fabricação
- Propriedade dos materiais
- Frame
- Piso
- Fechamentos
- Aquisição
- Pontos a se observar
- Laudo de descontaminação
- Arquitetura em container
- Residencial
- Hoteleiro
- Comercial
- Usos diversos
- Estudos de caso
- Estudo A
- Estudo B
- Técnicas
- Ferramentas
- Aberturas e acoplamentos
- Logística
- Fundações
- Revestimentos externos
- Tratamento termo acústico
- Revestimentos Internos
- Piso
- Cobertura
- Combinações e Integrações
- Combinação entre containers
- Integração entre sistemas construtivos
- Modularidade e ergonomia
- Dimensão humana em um container
- Dimensões dos principais mobiliários padrões
- Possibilidades dimensionais de projeto
- Prática
- Produção de projeto a partir de programa e terreno dado.
- Visita técnica
- Visita à local de adaptação de containers para arquitetura. Local a confirmar.
- Revisão de projeto
- Avaliação dos projetos realizados (duas semanas depois do curso, comentados presencialmente ou em vídeo chamada).
-
Prof. Homã Alvico
Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fundador do Estúdio HAA!, PELE – Personalização em Larga Escala, e Co-Fundador da Soul Urbanismo. Vasta experiência em arquitetura pré-fabricada, aplicando de parklets à grandes construções.
Horários
Início: 08h00
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)
Observações
Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.
Turmas anteriores
-
Curso de Arquitetura em Container
-
Curso de Arquitetura em Container
-
Curso de Arquitetura em Container
-
Curso de Arquitetura em Container
-
Curso de Arquitetura em Container
-
Curso de Arquitetura em Container