Curso de Conforto Térmico das Edificações – Online (ao vivo pela internet)
Introdução
A crise energética no início dos anos 70, somada às preocupações ambientais desde a conferência internacional Rio 92, entre outros importantes eventos, regionais e mundiais, favoreceu as preocupações em diversas áreas para o menor consumo energético com menor impacto ambiental no planeta, como veremos no Curso de Conforto Térmico das Edificações.
Neste sentido, o aparecimento dos selos de certificação energética e ambiental a partir do final dos anos 90 e principalmente a partir do início do século XXI busca criar parâmetros de avaliação das intervenções humanas no meio ambiente e garantir que as mesmas tenham um menor impacto possível para toda a sociedade. A arquitetura e a construção civil de maneira geral não podem ficar fora deste processo.
O Curso de Conforto Térmico das Edificações mostrará como a EEE – Eficiência Energética dos Edifícios foi, historicamente, a primeira iniciativa mundial em busca de um mundo mais sustentável e foi gerada a partir da primeira grande crise do petróleo de 1973. Neste contexto, o Conforto Térmico desempenha papel muito importante, pois está relacionado diretamente às decisões de projeto e à construção. Com impactos diferentes, dependendo do lugar de inserção da edificação, o Conforto Térmico é a principal variável de avaliação do consumo de energia, e o aumento de sua eficiência é hoje em dia uma prioridade, inclusive do ponto de vista de políticas públicas, como por exemplo, no Brasil, por meio do certificação energética do PROCEL/EDIFICA (lançado em 2003), sob a chancela do Ministério de Minas e Energia/ELETROBRÁS.
O Curso de Conforto Térmico de Edificações irá incorporar em suas práticas profissionais e acadêmicas de projeto os fundamentos da adequação da Arquitetura ao clima, principalmente no que se refere às tomadas de decisão sobre a questão do conforto térmico: determinação da carga térmica global dos ambientas, avaliação dos potenciais de resolução dos problemas térmicos por meio de estratégias passivas de projeto, dimensionamento correto da carga térmica de ar-condicionado e ventilação mecânica (quando necessárias) e, evidentemente, a avaliação das exigências humanas e funcionais para conforto de verão e inverno avaliadas por meio objetivo de índices de conforto.
O Curso de Conforto Térmico das Edificações tem caráter teórico-conceitual e prático (por meio de exercícios de projeto de prancheta e também por meio de softwares).
Fatores pelos quais os estudos de conforto térmico são importantes:
1. A satisfação do homem permitindo-lhe se sentir termicamente confortável;
2. A performance humana: As atividades intelectuais, manuais e perceptivas, geralmente apresentam um melhor rendimento quando realizadas em conforto térmico;
3. A conservação de energia: Ao conhecer as condições e os parâmetros relativos ao conforto térmico dos ocupantes do ambiente, evitam-se desperdícios
com aquecimento e refrigeração, muitas vezes desnecessários.
- Questões relativas à insolação, enquanto ganho término;
- Geometria da insolação (orientação, carta solar, traçado de sombras, projeto de quebra-sóis;
- Modelos de simulação em maquetes físicas.
Como irá se beneficiar
- Adquirirá conhecimento sobre questões básicas da energia solar, considerando suas aplicações;
- Saberá analisar os benefícios, desafios e tendências relacionados à energia solar, tendo subsídios para decidir qual o melhor caminho a seguir numa obra, por exemplo.
Público-alvo
Arquitetos, Designers de Interiores, Engenheiros de variadas especialidades e estudantes de áreas afins, Construtores, Empreendedores, Empreiteiros, Incorporadores, Projetistas e Consultores, profissionais relacionados às áreas de Facilities, Manutenção e Retrofit Predial e Energético das Edificações, Agentes públicos de todas as esferas e poderes, Membros do Ministérios Público, Membros oriundos de diversos Ministérios de Estado, Membros do Sistema CREA/CONFEA, Membros do Sistema CAU, Membros de Secretarias Municipais e Estaduais de Obras, Habitação, Cidades e Meio Ambiente, profissionais que atuam na indústria de fornecimento de produtos, serviços e tecnologias aplicadas ao conforto térmico, insolação, ventilação e iluminação das edificações, e demais profissionais que se interessem pelo tema e desejam se atualizar e desenvolver seus conhecimentos.
Duração do curso
40 horas
Módulo I
- O conceito de conforto térmico;
- As variáveis de projeto e de contexto que interferem no conforto térmico dos indivíduos e das edificações;
- Noções de clima. Adequação da arquitetura aos climas. Exemplos de projetos de diferentes tipologias e climas;
- Exigências humanas aplicadas ao conforto térmico. Organismo humano, a termorregulação e os mecanismos de trocas térmicas entre o homem e o ambiente;
- O conceito de “zona de conforto térmico” e os índices de conforto;
- Desempenho térmico de materiais e componentes: as principais propriedades térmicas e seus métodos de avaliação. Resistência e isolamento térmico;
- Balanço térmico global dos ambientes;
- Avaliação quantitativa da carga térmica de um ambiente: dimensionamento da carga térmica para conforto passivo e ativo (ar-condicionado);
- Noções sobre ventilação natural das edificações.
Módulo II
- Insolação dos edifícios: conceitos básicos (critérios de projeto, projeto de elementos de controle – brises, obstruções externas).
Módulo III
- Fachadas Ventiladas;
- O potencial de ventilação natural para edifícios de escritório.
Módulo IV
- Referências sobre softwares de avaliação termo-energética para edificações. Diagnóstico climático;
- Os principais sistemas de ar-condicionado, suas aplicações práticas de projeto para diferentes tipologias arquitetônicas e os consumos de energia a eles associados.
Módulo V
- Eficiência Energética, Viabilidade Econômica e Diretrizes de Projeto: Contextos para o uso da Simulação Termo-energética.
Módulo VI
- Retrofit energético com APO (Avaliação Pós Ocupação) – Enfoque em conforto térmico.
Módulo VII
- O impacto das envolventes verticais no desempenho energético de edifícios de escritório;
- Conforto térmico e as certificações ambientais: LEED e AQUA.
-
Coordenador – Prof. Ma. Nelson Solano Vianna
-
Prof. Dr. Marcelo de Andrade Romero
-
Prof. Dr. Walter José Ferreira Galvão
-
Prof. Esp. Alexandre Marcelo Fontes Lara
Engenheiro Mecânico graduado pela FEI, pós-Graduado em Refrigeração e Ar Condicionado e em Avaliações e Perícias de Engenharia.
Possui 32 anos de experiência profissional na área de Operação & Manutenção, com atuação na implantação, coordenação, auditoria e consultoria em projetos de O&M predial e industrial, além de sua atuação como Autoridade de Comissionamento em alguns dos principais projetos de infraestrutura predial e industrial no Brasil.
Soma-se também em sua trajetória a participação como colaborador em comitês técnicos e/ou associado em instituições brasileiras e norte americanas, como a ASHRAE – American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers, BCxA – Building Commissioning Association, ANPRAC – Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado e ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities, onde ocupou a posição de Diretor durante o biênio 2017-2018.
Autor de diversos artigos sobre comissionamento, auditorias de qualidade na prestação de serviços, manutenção e operação em instalações prediais e industriais para as revistas INFRA, TECHNE, PINI / Construção Mercado, ABEMPI e Climatização & Refrigeração.
Ministrou palestras, seminários e cursos através de entidades de nosso setor, tais como ABRAFAC, ANPRAC, FUPAM–USP, IBAPE-SP, IBAPE-PR, SENAI-SP, entre outras. É docente da cadeira de “Comissionamento, Medição & Verificação” no MBA – Construções Sustentáveis – UNIP, docente da cadeira de Operação e Manutenção no curso de pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia – MACKENZIE, docente da cadeira “Gerenciamento de Operações” no curso de especialização Gerenciamento de Ativos Imobiliários Corporativos – FDTE (USP) / CORENET e docente nos cursos de “Arquitetura Hospitalar” e “Engenharia Hospitalar” na UNIVERSIDADE EINSTEIN.
É Diretor Técnico da A&F Partners Consulting Engenharia Ltda. -
Profa. Dra. Daniela Cardoso Laudares Pereira
-
Profa. Dra. Lucia Fernanda de Souza Pirró
-
Profa. Dra. Mônica Marcondes Cavaleri
-
Profa. Ma. Melissa Cacciatori
Datas
28, 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2020.
Horários
Início: 08h00
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
O que está incluso?
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso, como anexo ou via link em nuvem)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)
Observações
Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.