O que você vai aprender

  1. A interferência da luz – natural ou artificial – na saúde, no bem-estar e na produtividade das pessoas;
  2. A luminotécnica como projeto complementar; os tipos de lâmpadas, as capacidades e o consumo de energia de cada uma. Como calcular e avaliar a luminosidade dos ambientes;
  3. A evolução tecnológica: quando vale a pena adotar os leds; o papel da fibra ótica nos projetos de iluminação;
  4. Sistemas de gerenciamento. Como funcionam os softwares que permitem o controle automático da iluminação por meio de internet e sistemas de acesso, por exemplo.

Como você vai se beneficiar

Terá subsídios para tomadas de decisão em relação ao partido luminotécnico adotado em cada projeto, dependendo fundamentalmente da função/atividade do espaço e das questões de economia de energia.

Público-Alvo

Profissionais e estudantes nas áreas de Arquitetura, Arquitetura e Design de Interiores, Decoração, Light Design, Engenharia Civil e demais profissionais que atuam no segmento.

Duração do curso

28 horas

* IMPORTANTE
Utilização de calculadora científica no último dia do curso.

  1. Conceitos Gerais
  • Radiação Solar e Luz – O conceito de conforto e conforto visual;
  • Os requisitos e critérios de desempenho do ponto de vista do conforto visual para diferentes funções dos ambientes;
  • Grandezas fotométricas e suas aplicações práticas;
  • Sistemas de iluminação e suas aplicações práticas;
  • Integração Iluminação Artificial e Natural e Eficiência Energética.
  1. Fontes, equipamentos e suas aplicações
  • Fontes: lâmpadas e Leds;
  • Equipamentos auxiliares;
  • Exemplos de projetos de diferentes tipologias.
  1. Cálculo Luminotécnico
  • Cálculo Luminotécnico – Método dos Fluxos;
  • Cálculo luminotécnico – Método Ponto a Ponto;
  • Referências sobre Softwares.
  • Coordenador – Prof. Ma. Nelson Solano Vianna
    Coordenador – Prof. Ma. Nelson Solano Vianna
    Diretor da Geros Arquitetura, é também consultor autônomo na área de Conforto Ambiental e Eficiência Energética nas Edificações desde 1979. Arquiteto e mestre em arquitetura pela FAU-USP, atuou como professor de universidades conceituadas como a própria FAU-USP, Poli-USP, Universidade Federal de Santa Catarina e outras universidades públicas e privadas. Ex-pesquisador do NUTAU-USP, foi também arquiteto bolsista do Ministério das Relações Exteriores da Itália junto ao Instituto do Ambiente Construído da Faculdade de Arquitetura do Politécnico de Turim. Atualmente é auditor do HQE-AQUA e gerente técnico do PROCEL EDIFICA junto à Fundação Vanzolini ligada à Poli-USP.
  • Profa. Ma. Sílvia Bigoni

    Graduada em Arquiteta e Urbanismo; Mestre em Tecnologia da Arquitetura pela Universidade de São Paulo-SP; Formação em Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – SP; Professora convidada do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Lighting Design – Iluminação, Tecnologia e Design pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo- SP; Ministrante em diversos cursos de aperfeiçoamento e especialização na área de Arquitetura e Iluminação Artificial. Possui 27 anos de experiência no segmento de iluminação e atua como consultora e projetista de iluminação. 

Primeiro dia
Início: 18h
Coffee break: 20h às 20h15
Encerramento: 22h15

Demais dias
Início: 08h00
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00

O que está incluso?
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Material de Apoio;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

Depoimentos

“O curso de Iluminação Artificial – Luminotécnica Aplicada esclareceu dúvidas sobre iluminação, lâmpadas, eficiência energética, cálculos, etc. Professor com ótima didática, entusiasmo, fala clara, explicação fácil e excelente abordagem da teoria na prática. O curso é excelente e supera as expectativas!”.
Fabiana Promencia Peloi

“O professor é fantástico! Dinamismo, conhecimento, habilidade em prender a atenção, deixar a aula agradável e divertida apesar da grande quantidade de conteúdo. O curso de Iluminação Artificial – Luminotécnica Aplicada Vale muito a pena para quem trabalha com iluminação”.
Juliana Mariani Clementino de Souza